segunda-feira, 21 de julho de 2008

Triplos

Gostaria de saber se é somente comigo que isso acontece... Desde muito tempo percebo que culturalmente em termos de literatura e principalemente musica prefiro sempre artistas estrangeiros, escritores por exemplo acho alguns muito acima do nivel criativamente alto, escritores como Herman Hesse, Edgar Allan Pöe, Daniel Dafoe, Alexandre Dumas,
Antoine de Saint-Exupéry e mais recentemente gostei muito do Neil Gaiman, Clive Barker, Joe Hill entre outros, apesar de no Brasil terem escritores geniais sempre tive como influencia escritores estrangeiros, não sei exatamente a origem disso, talvez por eu ser somente a segunda geração brasileira da minha familia, meus avós são todos europeus, mas apesar da rica cultura literaria brasileira desde de pequeno sempre ia na seção internacional, talvez isso se deva ao fato de ser extremamente complicado lançar um livro e viver somente disso, você pode envelhecer muito mal se depender somente de royalties no Brasil e isso assusta muito os escritores, vivo acho que o unico que consegue isso seria o Paulo Coelho, então diria que não tenho parte total desse tipo de escolha...Mas será mesmo, será que em um país como o nosso não poderia ter um novo Tolkien, Lewis ou Asimov? Poderiamos ter muitos estilos e genios se investissem mais nisso porém os ultimos dois livros brasileiros de sucesso ao qual me recordo são Paulo Coelho e Bruna Surfistinha, desculpem mas são só esses ficcionais que me veem a cabeça, há outros interessantes como André Vianco e entre tantos mais, porém mesmo nas livrarias ficam escondidos ou do lado de livros com foque na midia e esses são todos estrangeiros, como Dan Brown, J.K Rowling, Markus Zusak. Desse jeito não muito o que eu possa fazer, até mesmo porque cada escritor tem suas proprias influencias e as minhas são poucas de escritores nacionais. Porém isso não quer dizer de forma alguma que o Brasil seja inferior ou superior em termos literarios a qualquer outro país, mas prova que é um país controverso e complicado infelizmente.
Porém esse topico não foi pelos livros e sim pela musica, desde que comecei a ouvir canais internacionais e ver pelo proprio you tube descobri que boa parte das bandas que curto atualmente além de serem estrangeiras seus cd's são todos importados o que os torna um tanto quanto caros, além do tempo de espera pela encomenda, bandas como Flyleaf, Vampire Weekend, Rogue Wave, Katy Perry, Taylor Swift, são algumas dos exemplos, não que eu tenha todos os que gosto,mas... Se alguém se perguntar porque eu simplesmente não baixo os cd's e ouço em um MP3 respondo, o que eu faria com os inumeros cd's que ja adquiri? São cd's de que gosto muito e alguns bem dificeis de se achar, se eu passar tudo para mp3 precisaria de muita memoria, o mesmo vale para os meus velhos vinis, sim eu ainda tenho e ouço, o que fazer com todas essas musicas, guardar em uma caixa acumulando poeira? Realmente a modernidade ainda não me atingiu. Agora uma pergunta se voce pudesse estar agora em qualquer outro lugar e/ou epoca, voce escolheria estar exatamente onde está hoje?
Bem como esse assunto é controverso termino por aqui antes que me atirem a 1ª pedra

Nenhum comentário: