domingo, 8 de março de 2009

101 N.E.R.Dcore

Bem voltando as formas antigas resolvi ver um filme hoje, porém esse filme era um especial, era o filme "Watchmen" de Zack Snyder, com Malin Akerman, Billy Crudup, Matthew Goode, baseada na super hq considerada a melhor de todos os tempos, do mestre Alan Moore e desenhada pelo brilhante Dave Gibbons, muito já foi falado de adaptações praticamente impossíveis, como "O senhor dos aneis" de Peter Jackson, baseada nos livros de J.R.R Tolkien, Nárnia baseada nos livros de CS Lewis, qualquer um de Shakespeare, todas obras dificílimas de serem recriadas para tela grande porém todas elas já obtiveram êxitos, você provavelmente se pergunta porque comparo esse grandes livros a uma simples hq, bem pelo fato de ela não ser uma simples hq, ela fala como nós somos falhos, tendo identidade secreta ou não, como somos fracos e precisamos nos ater a forças externas além de nossa compreensão para nos mantermos sãos, fala de como todos nós somos fadados a sermos iguais, termos emoções, falhas no caráter, velhas cicatrizes de nosso passado, erros, arrependimentos, sermos humanos, com mascara ou sem. Essa hq que tem doze números fala disso e se aprofunda, em guerras e o medo de armas bélicas a um dedo de serem acionadas, do risco da humanidade se encerrar com toda a vida, de como somos fracos e insignificantes, de como seremos esquecidos pelas galáxias se daqui a três minutos todos morrermos, a Terra continuará a girar, o sol a brilhar, o dia e a noite, tudo será igual nada sentirá nossa falta. Essa hq é em suma a mais brilhante da história, escrita nos anos 80.
Depois de um breve impasse entre a Fox networks e a Warner Brothers o filme foi feito, e disso saiu um filme de mais ou menos duas horas e quarenta que tenta recriar uma obra sublime, só que diferentemente das outras acima citadas não obteve o menor êxito, não falo pelo Moore que é contra o mercado Hollywoodiano e desistiu dos seus direitos por esse filme dando tudo ao Gibbons, não fui influenciado pelo seu extremismo, mas essa obra deixa muito a desejar para os fãs da hq, não é fiel a ela, tudo gira em torno de lutas e sangue, o que tem pouco na hq, os heróis todos são super fortes, o que também não ocorre na hq original, e para piorar o final foi mudado, talvez se pela complexidade da hq eles tivessem dividido o filme em duas partes obtivessem maiores acertos, mas não foi feito, o que sobrou foi somente um filme pipoca que só ira divertir quem não leu a hq e mesmo assim logo será esquecida por outro blockbuster que sequencentemente será esquecido por outro. Não há nada que supra a nessecidade humana de poder, esse filme tenta focar isso, mas não consegue.Esse assunto passa despercebido. Infelizmente essa tarefa complicada cedeu aos designos da massa e perdeu sua essência. Muito alarde e esperança para pouco êxitos.

Um comentário:

Luciana Mattoso disse...

Não vi o filme nem li a HQ, mas sem dúvida nenhuma aprendi muito sobre a mensagem dela, o que é o mais importante, com sua excelente análise sobre os personágens e sobre a própria natureza humana. Nota 10. Bjs.